domingo, 15 de maio de 2011

REUTILIZAÇÃO OU RECURSO



O termo reutilização ou reuso é utilizado em processos de reciclagem para designar o resíduo que é aproveitado sem que tenha sofrido uma transformação, ou seja, designa o reaproveitamento do material ou embalagem para a mesma finalidade como, por exemplo, garrafas de refrigerante, copos de geléia e extrato de tomate, reutilizados para servir líquidos; potes de maionese e sorvete, para guardar mantimentos, e papel de impressora ou copiadora, para rascunho.
Já o termo recuperado indica que o material foi reprocessado a fim de que fosse obtido um produto novamente útil, ou passou por um tratamento para que fosse possível a sua regeneração.

LISTA DE MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS

Tinta 
Pneus 
Vidro
Papel de escritório
Papel e papelão 
Plástico filme
Plástico rígido 
Garrafas PET 
Latas de alumínio 
Restos da construção civil 
Óleo lubrificante usado
Baterias de Chumbo-Ácido
Embalagem Cartonada - Longa Vida 
Metais: cobre, aço, chumbo, latão, zinco.


CORES DA RECICLAGEM
As cores características dos containers apropriados para a coleta seletiva de lixo:

PAPEL

VIDRO

METAL

PLÁSTICO

ORGÂNICO

REJEITO


Como fazer a coleta seletiva e contribuir para a preservação do meio ambiente.

Procure saber se existe coleta seletiva em seu município ou uma instituição, entidade assistencial , ou catador que colete o material separadamente.
Depois de saber que tipo de material pode ser doado, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis e dentro dos recicláveis separe papel do metal, do vidro e do plástico.

Com quatro caixas ou prateleiras para guardar o material limpo e selecionado, voce já estará ajudando sem quebrar a rotina do funcionamento da casa. A partir dai é só esperar o catador ou a organização assistencial, passar e coletar.

nome:caroline almeida 

turma :205

fonte: .fazfacil.com.br





A Rciclagem !


Embora a reciclagem apresente muitas vantagens, a decisão de reciclar um determinado resíduo deve ser precedida de um estudo de viabilidade econômica, que deve considerar os seguintes aspectos principais:
• Proximidade do local de geração em relação ao de recuperação do resíduo;

• Volume de resíduo gerado disponível para a reciclagem;

• Custo das etapas de preparo do resíduo antes do processamento, incluindo a coleta, transporte, separação, lavagem e armazenamento;

• Existência de demanda para o produto resultante da reciclagem;

• Existência de tecnologia (processo) para transformação do resíduo;

• Custo do processamento e transformação do resíduo em um novo produto, sem prejuízo de suas características e aplicabilidade.
NOME:CAROLINE ALMEIDA DA SILVA
TURMA 205
FONTE DE PESQUISA:fazfacil.com.b

reciclagem

Reciclagem e seus Beneficios


BENEFICIOS ECONÔMICOSA DA RECICLAGEM
 reciclagem de papel economiza matéria-prima (celulose).
A reciclagem de 1 kg de vidro quebrado (cacos) gera 1 kg de vidro novo, economizando 1,3 kg de matérias-primas (minérios).
A cada 10% de utilização de cacos, há uma economia de 2,9% de energia.
A reciclagem de alumínio economiza 95% da energia que seria usada para produzir alumínio primário.
A reciclagem de lixo orgânico, por meio da compostagem, resulta em adubo de excelente qualidade para a agricultura.
Uma única latinha de alumínio reciclada economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas .
BENEFICIOS AMBIENTAIS DA RECCLAGEM
50 kg de papel reciclado evitam o corte de uma árvore de 7 anos.
Cada tonelada de papel reciclado pode substituir o plantio de até 350 m2 de monocultura de eucalipto.
Uma tonelada de papel reciclado economiza 20 mil litros de água e 1.200 litros de óleo combustível.
A reciclagem de vidro diminui a emissão de gases poluidores pelas fábricas.
A reciclagem do plástico impede um enorme prejuízo ao meio ambiente, pois o material é muito resistente a radiações, calor, ar e água.
A cada quilo de alumínio reciclado, 5 kg de bauxita (minério com que se produz o alumínio) são poupados.
A reciclagem de vidro aumenta a vida útil dos aterros sanitários e poupa a extração de minérios como areia, barrilha, calcário, feldspato etc

BENEFICIOS SOCIAIS DA RECICLAGEM
 reciclagem contribui para a diminuição do volume de lixo: o Brasil produz atualmente 240 mil toneladas de lixo por dia.
Recoloca no ciclo de produção um material que pode contaminar o solo, a água e o ar.Dá a destinação correta ao produto que, caso contrário, é muitas vezes acumulado em infectos lixões.
A reciclagem de papel gera milhares de empregos: dos catadores de papel aos empregados em empresas de intermediação e recicladoras. 
O Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) fornece manuais e cartilhas que orientam como montar um programa de coleta seletiva.
A reciclagem de plástico no Brasil gera cerca de 20 mil empregos diretos em 300 indústrias de reciclagem.
No Brasil, estima-se que 100 mil pessoas vivam exclusivamente de coletar latas de alumínio para reciclagem, conseguindo um rendimento mensal, cada uma, de três salários mínimos
NOME:CAROLINE ALMEIDA DA SILVA
TURMA;205
FONTE DE PESQUISA:.fazfacil.com.br

A Reciclagem pode mudar o Mundo!

A quantidade lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 kg. Somando-se toda produção mundial, os números são assustadores.
Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se e reintegrar-se ao meio ambiente. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. A cada tonelada de papel produzida, 12 árvores são abatidas. Porém, todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria-prima, sem perder suas propriedades.


Por que não reciclar, então?

Separando todo lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos containers especiais ou encaminhado à coleta seletiva que o encaminhará as Usinas de Reciclagem. Os detritos despejados em terrenos baldios acabam prejudicando o meio ambiente e gerando graves problemas para a saúde.
Entre você também nessa luta pela qualidade do nosso futuro.




NOME :CAROLINE ALMEIDA DA SILVA
TURMA 205
FONTE DE PESQUISA:LIVRO ENSINANDO A RECICLAR.

Formas de Incentivos a Escolas!

        Promover a formação de uma consciência ambiental nas escolas, e com isso, preservar o meio ambiente, gerar renda e trabalho. Este é o objetivo o Governo Municipal, com o projeto “Aprendendo a Reciclar”, envolvendo neste primeiro momento 24 escolas municipais. O projeto, uma iniciativa da primeira-dama, Maria Lúcia Netto, conta com a participação das Secretarias de Educação e Serviços Públicos e da Coordenadoria do Meio Ambiente (Coordema). Além da colaboração de diretores e professores das escolas municipais. 
        O Projeto “Aprendendo a Reciclar” será realizado de agosto a dezembro deste ano, sendo interrompido no mês de janeiro, em razão das férias escolares. As escolas envolvidas no projeto farão a seleção dos resíduos recicláveis (papel, Pet e latas de alumínio), que serão recolhidos pela Secretaria de Serviços Públicos e encaminhados à Cooperativa de Catadores, responsável pela comercialização do  material. 
        Este é um desafio a ser encarado, não só pelas escolas, com também pela comunidade. Promover a preservação do meio ambiente implica em pensar em formas de se produzir menos lixo, reaproveitar materiais e, acima de tudo, rever hábitos e padrões de consumo. Por isso, o Governo Municipal começa a implementar uma política organizada, de forma a conscientizar a comunidade da necessidade de uma educação ambiental. 
        O Projeto “Aprendendo a Reciclar” deve ser estendido, no início de 2008, à toda Rede Municipal de Ensino e, posteriormente, às escolas estaduais e particulares.


Nome;caroline almeida da silva
turma :205
fonte de pesquisa:.voltaredonda.rj.gov.br

Reciclagem - Papel Fundamental da Escola




    A questão ambiental é um tema muito importante que deve ser discutido por todos os segmentos da sociedade.O acúmulo de lixo nas cidades é, sem dúvida, um dos grandes problemas ambientais  atuais.
   A escola, por sua vez, sendo formadora de opiniões, deve abordar o problema do lixo através do desenvolvimento de atividades que busquem uma reflexão, uma maior participação e , acima de tudo, comprometimento e mudanças de atitudes, valorizando dessa forma e respeitando a natureza e o meio ambiente. sendo assim, as escolas, que por sua vez cumprem um papel fundamental, de formar cidadãos críticos e formadores de opiniões, devem no próprio ambiente escolar buscar desenvolver algumas atividades que propiciem essa mudança e uma maior conscientização da comunidade, através de oficinas, por exemplo, que podem ser oferecidas a toda comunidade escolar, como oficinas de : coleta seletiva, meio ambiente, cultivo de plantas, higiene individual e do ambiente,alimentação saudável, saúde, construção de brinquedos com material reciclado, etc.
  Os Parâmetros Curriculares Nacioanais(PCNS) refletem a visão de que " aprendizagem de valores e atitudes pouco explorada do ponto de vista pedagógico. Há estudos que apontam a importância da informação como fator de transformação de valores e atitudes.Conhecer os problemas ambientais e saber de suas consequências desastrosas para a vida humana é importante para promover uma atitude cuidado e atenção a essas questões, valorizar ações preservacionistas e aquelas que proponham a sustentabilidade como princípio para a construção de normas que regulamentem as intervenções econômicas." (MEC,1997 ).Para isso, é necessário que,mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores. E 
esse é um grande desfio para a educação!

Nome:caroline almeida da silva
Turma:205
fonte de pesquisa:reciclagemnaescola.com.br

Passo a Passo da reciclagem!

 Funcionamento

No processo de coleta seletiva realizado , os resíduos sólidos são previamente separados em material seco (papel, plástico, vidro e metal) e material úmido (restos de alimentos, podas e capinas e papel higiênico). Ambos os resíduos são separados nos setores, salas e laboratórios dos departamentos pelos funcionários responsáveis pela limpeza, sendo o material seco colocado em sacos claros e material úmido em sacos escuros. Após esta separação, os resíduos são colocados nos pontos fixos de coleta do Projeto existentes nos seus respectivos horários e recolhidos pelos caminhões do Serviço de Parques e Jardins de comunidades . Os materiais recicláveis são levados ao Galpão de projetos de reiclagem, passam por cuidadosa triagem, são enfardados e posteriormente vendidos a indústrias recicladoras. Embora os materiais recolhidos sejam de baixo valor agregado, verifica-se considerável aumento do volume de materiais coletados nos últimos anos, alcançando receita suficiente para o pagamento de  funcionários que trabalham na triagem dos materiais e principalmente representam parte considerável dos recursos aplicado.

Sistemática de Funcionamento - Projeto Reciclar



Nome: caroline almeida da silva
turma;205
fonte de pesquisa :projeto reciclar.com