quinta-feira, 5 de maio de 2011

Processo de reciclagem do plástico

O processo tem início com o recebimento da matéria prima, que vem de associações de catadores, empresas de coleta seletiva ou sucateiros 

A empresas normalmente preferem adquirir o material compactado, enfardado e em toneladas.
Em seguida é feita uma triagem do material, onde os plásticos são separados por tipos.
Cada tipo pode sofrer uma nova seleção. O PET, por exemplo, separado por cor, alcança um maior valor.
A triagem é importantíssima para começar a revalorizar o material.
Então o plástico passa por um moinho de facas, onde é moído.
Ocorre a lavagem e secagem do material. 

Apenas moídos, os plásticos já podem ser vendidos. Para agregar mais valor, os plásticos podem seguir para um aglutinador, que aquece e resfria o plástico, dando densidade suficiente para entrar na extrusora, que funde, homogeneiza o material e o transforma em tiras, conhecidas como “spaghetti”.
Por fim, o spaghetti resfriado, picotado e ensacado pode ser encaminhado para fábricas de artefatos plásticos. 

Aplicações do plástico reciclado 
O plástico reciclado serve para as aplicações mais diversas, podendo ser usado puro, misturado com resina virgem e até com outros materiais. 

As aplicações mais comuns são: embalagens - utensilios domésticos - tubos de conexão - peças de calçados - sacos plásticos - peças automotivas - componentes para eletrodomésticos - revestimentos - tecidos e muitos outros.
A cada dia são descobertas novas aplicações para os plásticos reciclados. 



Disponível em : http://www.setorreciclagem.com.br/


Postado por: Letícia Streit

Processo para reciclagem química de resíduos de madeira ou de derivados de madeira por preparo de compósito e respectivo equipamento para sua realização

Processo para reciclagem química de resíduos de madeira ou de derivados de madeira por preparo de compósito e respectivo equipamento para sua realização, dito processo de reciclagem química de resíduos de madeira ou de derivados de madeira como serragem e pós, pela fabricação de um compósito deste resíduo com uma resina termofixa apropriada, baseando-se no preparo de uma mistura homogênea. De resíduos de madeira ou de derivados de madeira e resina, com eventual umectação necessária para dar-lhe consistência plástica que permita seu trabalho de conformação nos perfis de formatos complexos, ou de chapas, com posterior cura da mesma em tempo curto, sem a necessidade de quarentena pós-prensagem para concluir dita cura, sendo que a cura em questão é um processo químico estimulado por microondas, que permite obter a cura de peças do compósito em minutos, dependendo da massa de compósito, potência de microondas, formato e espessura da peça, natureza da resina, etc; além de acelerar o processo de cura, a irradiação por microondas confere ao compósito uma resistência mecânica superior ao processamento com aquecimento convencional.


Disponível em:   http://www.patentesonline.com.br/processo-para-reciclagem-quimica-de-residuos-de-madeira-ou-de-derivados-de-madeira-176833.html.


Postado por: Letícia Streit.